Sabes quantas vezes, sou assombrado por medos e dúvidas durante o dia? Provavelmente as mesmas que tu.
O medo faz parte da condição humana, ele é essencial para nos manter alerta e longe dos perigos. Ajuda a que nos mantenhamos vivos e seguros. Então sentir medo, para além de natural, é bom. O que não é bom, é vivermos com medo. Isso não é natural. Sabes o que faço quando estou com medo? Pego nele e avanço. Não deixo que ele me vença e condicione. Afinal de contas, o medo ajuda-nos a viver, certo? Então o medo é uma força poderosa a utilizar, ele pode ser uma verdadeira alavanca de transformação e superação, dependendo do que fazemos com ele. Ele ajuda-nos, a manter-nos conscientes e presentes. Desenvolve a nossa visão das coisas e faz-nos olhar para várias perspetivas. Mas cabe-nos sempre a nós, a última palavra. Ou ficamos parados ou avançamos. E são nesses momentos, que mostramos o que somos e determinamos a nossa vida. É aí que vem ao de cima, o nosso poder, confiança e segurança. E eu quero que a desenvolvas, porque acredito que tens muito para dar. Para isso, precisas de acreditar em ti, nas tuas capacidades e potencial. Eu também tenho medos. Medo de falhar, medo de cair, medo de não conseguir. E está tudo bem, faz parte do processo. Mas vou fazendo o caminho, para ser sempre mais forte do que o medo, para que ele me ajude a crescer e a superar. Aprende com o medo. Cresce com o medo. Vive com o medo. Mas não vivas com medo. Agora diz-me, acredita em ti?
0 Comments
Acredito que, muitas vezes fruto das nossas carências ou expectativas, acabamos por deturpar o que é o amor, assim como, o que é um relacionamento saudável e virtuoso.
Isso leva-nos muitas vezes, a vivermos relacionamentos tóxicos e abusivos. E por mais estranho que pareça, a verdade é que somos nós, que nos colocamos muitas vezes nessas situações. Acreditamos, que quem nos faz mal, nos ama, e com isso, vamos desleixando o nosso amor por nós. Claro que não existem, relacionamentos perfeitos e pessoas perfeitas. Isso só mesmos nos filmes e crenças, que nos foram incutidas. O que existe sim, são seres humanos em constante processo de conhecimento, cura e evolução. Dispostas a partilharem juntas as suas dores, defeitos e feitos, assim como, partilhar as suas maiores qualidades e virtudes, para fazerem juntas um caminho de cooperação e amor. Logicamente que numa relação, em algum momento haverá discordâncias, conflitos e zangas. Mas desde de que seja saudável e construtivo, desde que haja amor e respeito, não haverá problemas. Porque nada está bem o tempo todo, nem nós, nem o outro e nem a relação. Mas isso não quer dizer que, tenha que ser infligida dor propositada e gosto de ver o outro sofrer. Isso é abuso, maldade e toxicidade. E temos de fugir disso. Jamais devemos viver num relacionamento, onde a dor é constante e propositada. Pior, é nós acreditarmos que isso é um bom relacionamento, ou nos conformarmos que o tem de ser. NÃO! Não tem de ser e isso não é saudável. A nossa falta de amor próprio, coloca-nos muitas vezes nessas situações. A nossa falta de visão do mundo, coloca o nosso mundo inteiro, nas mãos de uma pessoa. Está errado e vai ser só sofrer. AMOR É, amizade, verdade, respeito e companheirismo. É abraçarmos as nossas imperfeições e tentarmos em conjunto, vivermos de forma amorosa, correta e equilibrada. AMOR NÃO É, mentira, manipulação e indiferença. Mas também não é, quando criamos a ilusão de que quem nos faz mal, nos ama. Essa é a pior mentira, que contamos a nós mesmos. Um relacionamento, deve ser saudável e virtuoso, nunca vicioso e tóxico. Felizmente que a escolha será sempre nossa. Eu já tive uma história assim e correu muito mal. E tu, já passaste por isto? O primeiro passo para nos curarmos, é aceitarmos que estamos feridos. Se fingirmos ou criarmos uma ilusão, de que nada temos ou de que tudo está bem, apenas iremos ganhar com isso, mais dor e sofrimento.
Todos nós, temos dores e feridas a tratar. Todos nós, passamos por tormentas e dificuldades. Apesar de ser difícil, faz parte do processo de vida, por isso temos de aprender a aceitar. Na aceitação, existe a libertação. Pois aquilo a que resistimos, persiste. Aceitar não é branquear, concordar ou nos inferiorizarmos com a ferida. É sim, compreendermos que ela existe e que precisa do nosso cuidado e do nosso amor. Se não estás bem, aprende a cuidar de ti. Aprender a pedir ajudar. Aprende a tratar-te bem. Estar ferido, não é sinal de fraqueza, é sim sinal de humanidade. Todos nós passamos por isso. Eu também passo. Aceita a tua dor, como parte do processo, mas acima de tudo. trabalha para te curares. Usa a dor com um trampolim e não como uma âncora. Conta-me, costumas ocultar muita da tua dor? Os nossos pensamentos, podem ser a nossa maior fonte de alegria ou sofrimento. Consoante o alimento que lhe dermos, assim será também a nossa vida.
Nós vivemos num mundo, de causa e efeito. Isto quer dizer que, tudo aquilo que fazemos e não fazemos, vai gerar um determinado resultado. E os nossos pensamentos, também funcionam assim. A mente é, a percursora de todas as nossas ações. É a partir dela, que construímos muito da nossa vida. Ao plantarmos boas sementes na mente, teremos bons frutos. Mas se também fizermos o inverso, teremos também o resultado disso. Se queremos uma vida feliz, temos de construir uma mente forte, serena e positiva. Não dá para ser feliz, se a nossa mente é poluída e a alimentamos com medos, dúvidas e descrença. Se queremos uma vida pacifica, precisamos cuidar da nossa mente, para que ela seja igualmente serena. É uma questão de filtros. Também não vale a pena dizer que é difícil, pois aí, estamos a entrar no campo da mente. A mente é nossa e deve estar ao nosso serviço. E não o inverso. Temos que trabalhar diariamente, para que a nossa mente e pensamentos, sejam úteis e valiosos. Ao cuidarmos da nossa mente, estamos a cuidar da nossa vida. E tu, tens plantado boas sementes? sempre e tudo se encontra, em constante movimento e renovação
Por mais duras que sejam as tuas batalhas, compreende que um dia elas terminarão. Descansa o teu coração, aceita os momentos difíceis e as derrotas. Elas fazem parte da vida e são importantes para o nosso crescimento. Cultiva a confiança e a fé, para que possas ter sempre força e esperança para fazeres o teu caminho e vivenciares os teus processos. Mantem a calma, para que possas dar os passos com harmonia e estabilidade. Mas acima de tudo, avança! Ficar parado, não é solução. Não escolher, não é solução. Não decidir, não é solução. Escolhe viver e passar por todos os momentos da tua vida. De cabeça erguida. É isso que te vai fazer crescer, para que te possas curar. Para que depois, possas estar em paz e em alegria. “Não leves nada para o lado pessoal.
Nada do que os outros fazem, é por tua causa. O que os outros dizem e fazem, é uma projeção da sua própria realidade, do seu próprio sonho. Quando estás imune às opiniões e ações dos outros, não serás vítima de sofrimento desnecessário.” Don Miguel Ruiz O karma não é, nenhum castigo ou algo de mau. Karma é, sinónimo de oportunidade e de libertação. Libertação de velhos padrões de sofrimento. Sinónimo de liberdade, para construirmos e seguirmos o nosso próprio caminho.
É uma oportunidade de crescermos e de mudarmos, a nossa vida e a dos outros. É um campo aberto, onde podemos plantar as melhores sementes, para colhermos os melhores frutos. Em todos os momentos da nossa vida, plantamos as sementes do karma, através dos nossos pensamentos, sentimentos, palavras e ações. Tudo o que fazemos e não fazemos, gerará um resultado. Se o nosso karma vai ser bom ou mau, dependerá apenas, daquilo que decidirmos fazer com a nossa vida. Assume a responsabilidade da tua vida e ações, e assim, curarás e transformarás a tua vida. Conta-me, que sementes queres ver crescer na tua vida? sobreviver. E como fazemos isso? Vagueando em tempos e lugares, que já não mais existem.
Ser e existir, não são a mesma coisa. Existir é sobreviver, logo não é ou não deveria ser suficiente. Ser é, termos a consciência da nossa vida e assumirmos a nossa responsabilidade perante ela. Ser, permite-nos viver com o livre arbítrio das nossas escolhas, construindo assim o nosso destino e o nosso karma. Ser é ser verdadeiramente livre. Precisamos encarar a nossa vida, assumindo o poder e importância que temos. Precisamos viver com alegria, vontade e contentamento. Precisamos libertar o que nos é prejudicial, deixando de alimentar o que nos faz mal. Precisamos libertar-nos, dos queixumes e vitimização. Precisamos apreciar e viver mais a vida. Precisamos Ser mais, vivendo com honra, de alma e coração. A vida é para se viver, só temos este tempo, esta vida, esta oportunidade. Que não a percamos noutro tempo. E tu, estás a viver de verdade ou simplesmente existindo? Pode parecer egoísmo ou egocentrismo, mas não o é. Pensa comigo, vives e estás melhor, para ti e para os outros, quando estás saudável ou doente?
Quando cuidamos de nós, também estamos a cuidar dos outros. É uma questão de responsabilidade, pela dádiva da vida que nos deram. Até porque muitas vezes, quando só cuidamos dos outros, vai chegar um momento em que se vai fazer um click, e aí percebemos que, nos temos esquecido de nós e que provavelmente, não estará lá ninguém para nos ajudar. E tudo isso aconteceu, por nossa responsabilidade, pois fomos que criamos e mantivemos esse hábito. Jamais nos devemos descurar do nosso autocuidado e da nossa vida. Até porque, só temos esta. Como cuidamos de nós? Eu dou-te uma ajuda. Quando acordares, pensa bem de ti, fala bem para ti, sente coisas boas por ti e faz o melhor por ti. Enche-te de alegria, orgulho e gratidão por seres o que és e por teres o que tens. E verás que a tua vida ganha uma nova cor e um novo brilho. Cultiva amor por ti e terás muito mais amor para dar. Respeita-te e alcançarás muito respeito. Não sejas tão exigente ou perfecionista contigo, afinal de contas, estamos todos a aprender o que é a vida. Aprende a acalmar-te e a confiares mais em ti. Afinal de contas, estarás sempre contigo em toda a tua vida. Trabalha, relaxa e descansa. Cuida da tua mente e cultiva bons pensamentos. Cuida do teu coração e cultiva bons sentimentos. Cuida do teu corpo e nutre-o bem. Cuida da tua alma e vive com alegria. Ama e agradece, por todos aqueles que passaram e estão na tua vida. Sê grato e entrega-te, pois um dia, tudo fará sentido. E agora conta-me, prometes cuidar mais de ti? Nunca nos vamos curar, na mesma energia com que adoecemos. Toda a toxicidade cultivada na nossa vida e mente, têm de sair, para que possamos viver com alegria e harmonia.
Sofremos muito, porque pensamos muito. Vamos tantas vezes para o passado, até vivencias dolorosas, para alimentarmos no presente, mágoas e culpas. Viajamos muitas vezes até ao futuro, imaginando os piores cenários, expressando falta de confiança e fé, em nós e na vida. Com isto, fazemos adoecer a nossa alma. Se queres resultados diferentes, tens de pensar diferente. Se queres soluções, foca-te em soluções e não em problemas. Se queres viver melhor, leva a tua atenção até onde a vida está, que é aqui. Constrói uma boa mente, para teres uma vida feliz. Pensa bem de ti, para viveres feliz. Não podes querer resultados diferentes, se continuas a fazer as mesmas escolhas e a viver da mesma maneira. Verdade? |
Histórico
Setembro 2023
|