Bom dia, por vezes vivemos de forma tão controladora e apegada, que nem nos apercebemos que daí apenas estamos a retirar ansiedade e agitação interior. É nosso costume vivermos de resistências e de conforto, é nosso hábito sermos inconscientes e não despertarmos para o que somos, para o que queremos e para onde a vida nos guia.
Não vale a pena resistirmos, a vida tem o seu rumo e guia-nos através das ondas da aprendizagem, do crescimento e da evolução. Há que saber deixar fluir, fluir com a vida, fluir com as lições, fluir nos seus constantes ciclos. Se soubermos ser como um rio, que flui de acordo com o seu trajeto, saberemos viver com mais leveza e menor resistência, saberemos contornar melhor os obstáculos, saberemos manter uma constante de movimento e de aprendizagem, e saberemos nutrir a pureza e renovação interiores. Temos de aprender a ter menos resistências, a saber melhor ouvir a vida e a saber fluir com ela. Ela sabe o que será melhor para nós, por isso a entrega é tão importante. Deixar fluir, não é tornar-nos irresponsáveis, mas sim compreendermos a importância de percebermos o nosso trajeto e quais as lições que serão melhores para o nosso entendimento, evolução e sabedoria. Tudo na vida tem uma lógica e um propósito, tudo tem uma aprendizagem e uma lição, e saber fluir como um rio é um garante de estarmos em harmonia com o que somos e com o que a vida nos convida a vivenciar e a aprender. Por isso, que geremos menos resistências e que tenhamos maior entrega ao que somos e à vida. Tem um dia feliz
0 Comments
Bom dia, vivemos muitas vezes de forma inconsciente e adormecida, e com isto, acabamos por ter uma tendência para dar as coisas como garantidas, esquecemo-nos muitas vezes de apreciar o que temos e de dar valor ao nosso tempo e à nossa vida.
A história da vida conta-nos, que tudo tem um tempo, tudo tem um início, um meio e um fim. Nós também temos o nosso tempo, vimos, vivemos e partimos. E por essa mesma razão, é tão importante e imperativo darmos o devido valor à nossa vida e à nossa felicidade. Temos de valorizar o que somos e o que temos, enquanto ainda somos, enquanto ainda temos. Para isso, é preciso despertar, é preciso mexer, é preciso fazer. O tempo passa e não espera por ninguém, hoje temos, amanhã não sabemos. Por isso, faz enquanto consegues, luta enquanto tens força, sê feliz enquanto ainda podes, porque depois, chegará um fim. Por isso, vamos aproveitar enquanto temos, vamos aproveitar enquanto ainda dispomos das condições, vamos aproveitar e saborear a vida enquanto ainda a temos, hoje sabemos e temos, mas o amanhã será sempre um mistério. Vive para preencheres a tua vida, vive para seres feliz, vive para te sentires realizado, vive para viveres em paz e de consciência tranquila. A vida é tua, e só tu sabes o que aí vai dentro. Mergulha em ti, conhece-te e realiza-te. A vida é um sopro, e por isso temos de a aproveitar enquanto dispomos dela. Tem um dia feliz “o verdadeiro sábio não é aquele que lê muito mas sim aquele que põe em prática tudo o que lê”27/2/2020 Bom dia, a vida é principalmente feita de ação, e é pela ação que nos mudamos e mudamos o mundo. Não nos adianta de nada ficarmos apenas pelas boas intenções. De nada nos vale termos bons pensamentos e bons sentimentos, se não os colocamos em prática.
Precisamos aprender, mas precisamos acima de tudo de praticar. É a prática que traz experiência, é a prática que garante o entendimento e é pela prática que alcançamos a sabedoria. Viver e aprender, requer uma mente aberta e um coração pré disposto, requer vontade de crescer, compreensão para errar e inteligência para mudar. É importante ler, é importante aprender, é importante ouvir, mas o mais importante é colocarmos tudo isso em prática, a cada dia, a cada momento, a cada pensamento, a cada respiração. Vive de coração aberto à experiência, vive com vontade de aprender e crescer, vive com vontade de errar e mudar, mas acima de tudo vive com vontade de viver. Saí, aprender, descobre, muda, corrige, sorri, confia, evolui. Não existe nada mais belo e grandioso do que a vida, do que a tua própria vida. Não existe nada igual que nos garanta tanta sabedoria e tanta aprendizagem, como a vida. Não temos de ter medo de viver e de aprender, não temos de ter medo de praticar, nem de ter medo de mudar. Conhecer, desenvolver e praticar o nosso interior, é um trabalho diário e constante, é um trabalho que requer vontade e prática, mas que garante imensos benefícios, enorme bem estar e um grande preenchimento e gratidão. Tem um dia feliz Bom dia, nós somos os donos e senhores da nossa vida, e como tal, temos de ser responsáveis pela nossa vida e pelas nossas escolhas. Como queremos que algo mude, se continuamos a fazer sempre as mesmas coisas?
Como é que podemos esperar resultados diferentes, se para além de continuarmos a fazer as mesmas coisas, nada mudamos? Se queremos que algo mude, essa mudança tem de partir de nós, se queremos outros resultados, temos de ter a coragem para fazermos as mudanças necessárias ao nosso bem-estar e felicidade. Mudar por vezes custa, mudar por vezes mete medo, mas pior mesmo é ficarmos em lugares e vivências que já nada nos trazem de bom e que em nada nos fazem felizes. Acreditarmos em nós, no nosso bem-estar e na nossa felicidade, é meio caminho andado para adquirirmos a força necessária para as mudanças e a perseverança para nos mantermos no nosso rumo. Não podemos esperar que as coisas se mudem sozinhas, não podemos pensar que sempre teremos tempo, não podemos pensar que não somos merecedores de paz e felicidade. Nós somos e devemo-nos sentir merecedores, capazes e fortes e que estamos cá para sermos felizes. Não nos podemos conformar quando algo não está bem, devemos sim agir para que as coisas se alterem, devemos sempre começar pela nossa transformação interior. A responsabilidade da vida e da felicidade está nas nossas mãos, cabe-nos a nós saber e fazer as escolhas que nos garantam a harmonia, a paz e a alegria, mudado o que for preciso em prol disso. Tem um dia feliz Bom dia, o pensamento é uma grande força motriz da nossa vida. Ele pode ser uma verdadeira fonte de poder, um grande suporte de energia ou uma verdadeira alavanca de mudança e de criação.
Se queremos ter mais força, mais confiança, mais ideias e maior equilíbrio, precisamos olhar pelos nossos pensamentos. Precisamos aprender a cuidar deles, a perceber que eles são determinantes para o nosso crescimento, aprendizagem e evolução. Precisamos aprender a filtrar e a dar a devida atenção aos pensamentos que são verdadeiramente úteis e construtivos. Através dos nossos pensamentos, podemos ganhar ou perder, criar ou destruir, subir ou descer, equilibrar ou desequilibrar. Através dos pensamentos positivos, podemos obter mais energia e maior vitalidade, maior disposição e alegria, maior vontade e determinação. Com a criação e manutenção de pensamentos negativos, temos a tendência para desperdiçar energia, desperdiçar o nosso bem-estar, a nossa criatividade, a nossa alegria e serenidade. Se vivermos de negatividade, estaremos a desperdiçar energia e recursos importantes à manutenção da nossa harmonia e serenidade. Cabe-nos a nós, observar a nossa mente e pensamento, saber selecionar os que são realmente importantes, úteis e construtivos e sabermos manter os pensamentos que nos garantem alegria e elevação. Tem um dia feliz Um retiro é sempre um momento especial. Um momento de partilha, de crescimento e de aprendizagem. É feito de momentos únicos e marcantes, que nos elevam e nos transformam, que nos fazem despertar e mudar, que nos fazem querer ser melhores, que nos fazem elevar e vibrar.
De 21 a 23 de Fevereiro estivemos em Azeitão, a fazer o nosso retiro da viagem interior, e por ai navegamos nos nossos pensamentos e emoções, meditamos, refletimos e partilhamos. Rimos, choramos, crescemos e melhoramos. Quem vai a um retiro, não volta igual, sai sempre diferente, com mais força, com mais amor, com mais confiança, com mais brilho e mais luz. Foi tudo isto que trabalhamos nestes dias no retiro, trabalhamos o nosso ser, a nossa energia, a nossa mente e emoção, a nossa espiritualidade e a nossa luz. Sem dúvida que foi um crescimento maravilhoso, uma partilha gratificante e um convívio muito especial. É de coração cheio que vimos deste retiro e, é de coração cheio que eu e a Ana agradecemos a presença de todos, as suas partilhas, o seu ser, as suas luzes e os seus corações abertos. Muito obrigado! * Espero-te no próximo retiro de 19 a 21 de Junho em Azeitão, no Azeitão Zen. Garante a tua vaga. Bom dia, em alguns momentos da nossa vida, acabamos muitas vezes por ser os nossos piores inimigos. Gerando e mantendo na nossa mente, pensamentos destrutivos e desorientadores, pensamentos que nos param e nos condicionam, que nos fazem perder a confiança e a coragem.
Por vezes os piores monstros, são aqueles que decidimos alimentar e que se encontram bem dentro de nós. Que nos dizem, não és capaz, não mereces, não vale a pena e que nos fazem ir ficando para trás, diminuindo a nossa auto estima, valorização pessoal e acima de tudo a alegria de viver. A boa notícia é que, da mesma forma que alimentamos esses pensamentos e modo de estar, podemos sempre a qualquer altura parar de alimentar e de dar atenção a esses pensamentos. Podemos simplesmente dizer não, que não queremos estes pensamentos, esta maneira de estar e de olhar para a vida. Quando isso surge, com coragem é preciso dizer chega! A mente é nossa, e devemos ser nós a comandá-la e não o inverso. Devemos e podemos ser os donos dos nossos pensamentos e os donos da nossa vida. É importante sabermos agarrar o que somos, e com crença, sermos os donos e senhores do nosso destino. Temos de parar de alimentar os monstros que nos conduzem à infelicidade, e temos de saber alimentar aquilo que nos faz bem. A escolha e o poder é nosso, vamos assumir esse poder, vamos ter essa coragem, vamos em frente agarrar a nossa vida e o nosso destino, e vamo-nos fazer felizes. A nossa vida e nós merecemos isso. Ama o teu coração e valoriza o que és. Tem um dia feliz Bom dia, não existe maior libertação, do que aquela que fazemos quando nos libertamos de algo que nos faz mal. Quando deixamos para trás algo que nos desequilibra e nos é tóxico, experienciarmos uma sensação de paz, harmonia e de bem-estar.
Nem sempre é fácil termos a coragem ou a força para nos libertarmos de algumas amarras, ligações ou situações, que nos trazem sofrimento. Mas também é preciso, que tenhamos a força e a coragem necessárias para sermos felizes. Não podemos viver em paz, se escolhemos viver de situações que nos trazem sofrimento, não podemos viver com harmonia, se optamos por estar em situações que nos trazem desequilíbrio, não podemos querer ser felizes, se escolhermos situações que não alegram o nosso coração. Por isso, é tão importante o sentido de autorrespeito e de valorização pessoal. Quando percebemos o que somos e o que queremos, percebemos o que nos faz bem e o que nos faz mal, percebemos o que devemos ter e o que devemos deixar. Se vivermos de situações tóxicas, nunca encontraremos paz, nunca estaremos bem, nunca seremos verdadeiramente felizes. A escolha, é um poder que todos nós temos, e como tal, temos de usar esse poder para o bem e pela a harmonia. Tem um dia feliz Bom dia, por vezes, podemos cair na ideia de que, se nada fizermos ou se não tomarmos nenhuma decisão, que não teremos qualquer consequência. Mas é uma ideia incorreta. Tudo o que fazemos, ou não fazemos, tem um resultado. A vida é feita de ação-reação, e mesmo uma não-acção, gera uma determinada reação.
Portanto, qualquer coisa que façamos, ou não, terá certamente os seus resultados e as suas consequências. Por vezes, é até pior, não tomarmos qualquer ação, criando muitas vezes um hábito pouco saudável, de resistência e de persistência às vivências e situações menos positivas. Não decidir, ou não fazer, é também uma escolha, uma escolha consciente. Por isso, nada melhor do que nos responsabilizarmos pela nossa vida, pelas nossas escolhas e pelas nossas ações. Certo, que nem sempre vamos acertar, que nem sempre vamos fazer bem, nem sempre vai sair bem. E está tudo bem, assim é a vida, cheia de aprendizagens, correções e crescimento. Não fazer nada, ficando muitas vezes em situações que em nada nos acrescentam ou em nada nos fazem bem, é também uma escolha. E quem decide tudo isto, somos nós. Por isso, é que é tão importante, agarrarmos o leme da nossa vida, sermos os donos e senhores do nosso destino, e sermos os verdadeiros responsáveis pela nossa paz e felicidade. Basta para isso, que sejamos capazes de assumir o que somos, de termos vontade e poder pessoal, e de assumirmos a importância de ter iniciativa e ação na vida. Tem um dia feliz Bom dia, se queremos que a nossa vida seja diferente, temos de ser nós mesmos a promover essa mudança. Não vale a pena ficarmos à espera que as coisas mudem sozinhas, pois aí, só iremos encontrar desilusão. A felicidade é um direito, que deve ser trabalhado e conquistado, a cada dia, a cada momento, a cada escolha. Para ser feliz, muitas vezes são precisos atos de coragem e de rompimento, é preciso força interior para a mudança e persistência em manter o caminho correto.
Se não queremos algo, então porque é que o mantemos na nossa vida? Se algo nos faz mal, então porque é que insistimos em alimentar isso? Se não estamos bem, então porque não mudamos? A vida, vai-nos obrigar muitas vezes a sermos fortes e corajosos, para que possamos assumir a nossa vontade e a nossa força, para que possamos promover em nós e na nossa vida, as mudanças que nos conduzam à harmonia e ao bem-estar. De nada nos vale, queremos que as coisas mudem, se nós não procuramos ou não promovemos essas mudanças. Não vale a pena queremos coisas novas, se insistimos em manter as coisas velhas. Se temos um armário com roupa e queremos ter mais roupa, temos que em primeiro lugar tirar do armário as peças que já não nos servem, as que já estão gastas e as que já não combinam connosco. Nós vamos mudando, as nossas vontades e desejos vão mudando, o que queremos vai mudando. Então, temos que saber navegar nas ondas da vida, e seguir o que é mais correto, feliz e equilibrado para nós. Tem um dia feliz |
Histórico
Junho 2023
|